terça-feira, 19 de abril de 2011

28 anos de Rústica do Trabalhador - Antônio Rubatini Murussi (in memorian)

A primeira Rústica do Trabalhador aconteceu no ano de 1983, com o nome de Rústica Operária em homenagem a União Operária, uma das mais antigas instituições de defesa e de luta dos trabalhadores do RS, quando era Presidente o Sr. Antônio Rubatini Murussi, que por doze anos atuou como líder operário.


Antônio Murussi Líder dos trabalhadores operários da época desenvolvia intenso trabalho de organização, informação, proteção ao operário, bem como patrocinava um convívio social e de lazer digno para os trabalhadores, realizando reuniões sociais, reivindicativas, políticas e esportivas, através de torneios de bocha, torneios de canastra e ainda promovia uma grande comemoração em homenagem ao dia do Trabalho em sua sede, quando aconteciam manifestações políticas, e almoço de confraternização.

Foi nessa época que surgiu a idéia de Murussi, em promover a Rústica Operária. No decorrer do tempo a corrida passou a denominar-se Rústica do Trabalhador e sua realização ficou a cargo da Prefeitura Municipal de Cruz Alta e Exército Brasileiro, com o apoio de várias entidades e empresas da comunidade.


 

26ª Rústica do Trabalhador - 2009


































































 
Imagens: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL)
 
Pesquisa: Fábio Figueiredo (Jornalista - MTb/RS 14.987)

Nenhum comentário:

Postar um comentário